Como manter a calma no trabalho e crescer na carreira


Nós encontramos receitas para você ficar tranquila e crescer na carreira mesmo em meio à adversidade. Avalie seu modo de agir e atinja o sucesso na profissão.



carreira-e-trabalho-como-manter-a-calma-no-trabalho-e-crescer-na-carreira
(Foto;)
A paulistana Sandra Turchi, 41 anos, já passou pelas situações mais estressantes em seu dia a dia profissional. Em uma época, teve um chefe que propunha projetos sem pé nem cabeça. “Era uma loucura, eu batia de frente e não funcionava”, conta. Em outro emprego, um colega vivia querendo puxar seu tapete. Quando atuou no varejo, por sete anos, pegava no batente dez horas por dia, muitas vezes inclusive nos fins de semana. Ainda assim, ela não ficou doente nem perdeu horas de sono. “Fui aprendendo a me conhecer e a ver até onde eu podia ir em cada caso, respeitando meus limites e ao mesmo tempo mostrando meu valor”, conta.
Hoje, Sandra é superintendente de marketing da Associação Comercial de São Paulo e está feliz da vida. “Tento usar da sabedoria que fui adquirindo para contornar as chatices”, afirma. Infelizmente, Sandra ainda faz parte de uma minoria. Segundo a International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR), 70% dos brasileiros estão estressados, em grande parte devido ao trabalho. “Para muita gente, ter uma atividade produtiva está virando sinônimo de dor de cabeça”, diz Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. A boa notícia é que não precisa ser assim. CLAUDIA ouviu um time de especialistas que ensina a se reinventar como profissional. “É possível criar um novo jeito de ser e aprender a sair de cenários prejudiciais”, garante Carmem Lúcia Rittner, psicóloga do trabalho, de São Paulo. Veja como se posicionar em cada um dos momentos que têm o poder de deixá-la de cabelo em pé.
Estou virando abóbora
O problema
Trabalhar demais se tornou um clássico na maioria das organizações. “O enxugamento de quadros, provocado por crises econômicas, fez com que poucos tivessem de realizar a tarefa de muitos, permanecendo um período bem mais extenso na empresa”, explica Carmem Lúcia. Para Ana Maria, da CLAUDIA | Outubro 2010 Isma-BR, essa é uma realidade para a qual não há grandes possibilidades de mudanças em breve. “É um mal do nosso tempo, sem dúvida, mas em muitas companhias as longas jornadas não vão desaparecer tão cedo. Então, o segredo é saber lidar com elas”, conclui.
O que fazer
Reconhecer e festejar as próprias conquistas – de verdade, com orgulho! – é um bom caminho para diminuir o cansaço causado pelo excesso de trabalho. “O esgotamento físico e mental tem muito a ver com a maneira como olhamos o nosso dia. Se você chega em casa tarde e, em vez de se sentir exaurida, percebe quanto foi produtiva e se alegra com isso, vai ficar mais satisfeita e energizada, favorecendo o equilíbrio do organismo”, acredita Vera Martins, especialista em medicina comportamental e autora de Seja Assertivo! e Tenha Calma! (ambos ed. Campus/Elsevier).

Sem comentários:

Enviar um comentário