Vale a pena vestir a camisa da empresa


Os funcionários são a alma, o coração e, quando atuam na linha de frente, até a personificação da empresa ou dos prestadores de serviço aos olhos do cliente.
Nesse sentido, a apresentação da equipe de profissionais - além de boa postura e trato - conta pontos na construção da marca, do serviço ou do produto que ele representa no mercado.
Diante da preocupação e cuidado com a imagem, cresce o número de corporações que têm adotado a política do uso do uniforme para os seus colaboradores.
Na avaliação do consultor empresarial Agmar Vieira Júnior, especialista em gestão de pessoas, liderança e gestão de processos organizacionais, o uniforme profissional, quando bem elaborado, é uma importante ferramenta de marketing e organização das empresas e prestadores de serviço.


"O uniforme corporativo não está mais associado à idéia de obediência. Hoje, ele transmite a imagem de profissionalismo e a mensagem de que a empresa trata com respeito o seu consumidor", comenta Vieira Júnior.
O uso do uniforme é indicado, principalmente, a organizações que lidam diretamente com o público, a exemplo de lojas, consultórios médicos e escritórios.
"Ele tem um peso ainda maior, quando usado por funcionários, como vendedores externos, no sentido da identificação e da representação", destaca o consultor.
A decisão de implantar ou não o uso do uniforme cabe à chefia e à direção do estabelecimento, mas Vieira Júnior ressalta como fundamental a participação de colaboradores na discussão da criação ou reformulação do modelo do uniforme a ser adotado.
Além de valorizar a opinião dos funcionários, essa medida pode repercutir em menos resistência ao uso.
"Ao participar das discussões, certamente, o colaborador se sentirá mais comprometido para com a empresa", finaliza.

Sem comentários:

Enviar um comentário